Segurança Comportamental

constru__o-civil.png

Na Indústria


Atualmente as empresas investem muitos recursos no treinamento de seus colaboradores e na formação de profissionais de segurança para desenvolverem uma cultura de segurança no ambiente de trabalho. Estas empresas buscam algo além do uso de equipamentos de proteção individual, das medidas administrativas e de engenharia, buscam desenvolver em seus colaboradores a percepção de riscos no ambiente de trabalho e uma consciência de corresponsabilidade em segurança.


O programa de Segurança Comportamental, conhecido na Europa e Estados Unidos como BBS (Behaviour Based Safety), já tem sido utilizado há algum tempo por multinacionais que buscam reduzir seus índices de acidentes. Estas empresas já verificaram, por meio de metodologias apropriadas de análise de causa raíz, que esses acidentes, em sua maioria, estavam sendo causados por comportamentos inseguros, ou seja, o fator humano estava sendo determinante.


Um programa de Segurança Comportamental envolve uma sistemática, um processo contínuo que define um conjunto de comportamentos que reduzem o risco de lesões relacionadas ao trabalho. Trata-se de uma gestão em segurança não apenas realizada com base em indicadores tradicionais, pois gerenciar as não ocorrências levando em conta somente estes fatores é quase que acreditar na sorte !

Na Escola


Embora o Programa de Segurança Comportamental tenha sido criado com foco na indústria, seu conceito pode ser amplamente utilizado. Desta forma, com base em nossa experiência na área de gestão de segurança e gestão de pessoas, vislumbramos a possibilidade de customizar este programa e aplicá-lo na esfera escolar, transmitindo aos jovens os conceitos de prevenção, preparando-os para as diversas situações de risco as quais estamos expostos diariamente, seja no trabalho, em casa ou no lazer.


A idéia de adaptação do programa para as escolas foi reforçada após conhecer o Programa SOCS (Situação, Opções, Consequências e Soluções), programa este desenvolvido e coordenado nos Estados Unidos por Linda Lantieri (Diretora do Centro Nacional em Manhattan), conforme cita Daniel Goleman – Psicólogo PhD pela Universidade de Harvard em seu livro “Inteligência Emocional”. O programa SOCS busca desenvolver nos jovens uma alfabetização emocional, de forma que analisem melhor as situações de conflito e busquem soluções criativas para tais situações.


O Programa de Segurança Comportamental na escola é uma idéia inovadora, preocupada em transmitir aos nossos jovens uma visão prevencionista e mais crítica diante das situações rotineiras, possibilitando aos mesmos que tenham uma vida mais plena e segura !